ESCOLHA O ESTADO

Þ  Busque o CAMPING ou CIDADE de destino   ¿

 

 

 

        ESCOLHA A SUA SEÇÃO       

 

 


GUIA MaCamp

  

Como Usar o Guia

Legendas

Compromisso

Outras Localidades

Navegue pelas diversas cidades brasileiras a partir do campo acima.

 


 

 
 

 

APOIO:

  

 

  

 

pirenópolis - go

Dados:

Fundação: 1727

Habitantes: 20.460

Altitude: 770m

CEP: 72980-000

DDD: 62

  

Foto: Prefeitura

Pirenópolis é uma pequena e agradável cidade histórica, fundada em 1727 pelos Bandeirantes. Fica a 150 km de Brasília e a 130 km de Goiânia. Suas atrações são os edifícios históricos de arquitetura colonial, as inúmeras belas cachoeiras e as festas populares tradicionais. Entre os edifícios coloniais destacam-se a Igreja da Matriz Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do estado de Goiás, construída entre 1728 e 1732. As cachoeiras, em número de mais de vinte, localizam-se num raio de 15 km da cidade. O ingresso é cobrado, sendo geralmente na faixa de 5 a 15 reais por pessoa. Consideramos imperdíveis duas cachoeiras: a do Lázaro e a de Santa Maria (também conhecida como Cachoeira do Inferno), ambas localizadas numa mesma propriedade particular, a Reserva Ecológica Vargem Grande. Dentre as festas populares, destaca-se a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 45 dias após a Semana Santa. A festa, com suas cavalhadas, é considerada uma das maiores atrações folclóricas da América do Sul. Há também a Romaria à Serra dos Pireneus, na 1ª semana de julho.  

 

HISTÓRICO

Pirenópolis tem as raízes de sua história fincadas no remoto ano de 1727, quando uma bandeira chefiada pelo bandeirante Manoel Rodrigues Tomar e guiada por Urbano do Couto Menezes chegou à região da Serra dos Pireneus. Devido à grande quantidade de ouro no lugar, fundaram-se ali as Minas de Nossa Senhora do Rosário, aos pés desta Serra dos Pireneus. Pirenópolis constitui hoje um dos mais ricos acervos patrimoniais do Centro-Oeste, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1888. A cidade foi um centro urbano florescente até o final do século 19, em seguida experimentou um período de estabilidade e isolamento que a manteve quase intocada pelas transformações do século 20. Assim, a antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte conservou praticamente intacta sua feição original. Não como um cenário vazio, mas como uma cidade viva, que manteve acesa a criatividade que sempre a caracterizou, a partir de um forte apego dos habitantes a seus valores, tradições e manifestações culturais. Em Pirenópolis unem-se as duas vertentes formadoras de uma cultura vigorosa: o bem patrimonial, conservado íntegro, e o pensar e o fazer cotidiano de seus moradores, pautados ainda em tradições seculares, que os tempos modernos não conseguiram ainda abalar. Pirenópolis manteve-se como testemunho vivo dos primeiros tempos da ocupação do território goiano. Cristalizou-se a feição do arraial das primeiras décadas do século 19, que vivia então o auge de sua prosperidade e cultura. Por isso, a velha cidade constitui-se hoje num bem histórico de valor inestimável. O Arraial de Meia Ponte foi elevado a vila por decreto de regência, em 10 de julho de 1833. A primeira Câmara Municipal foi instalada em abril do mesmo ano. A Vila Meia Ponte foi elevada à categoria de cidade em 2 de agosto de 1853 (lei nº 3). A denominação Pirenópolis (que quer dizer Cidade dos Pireneus) foi estabelecida em 27 de fevereiro de 1890, em virtude de a cidade se achar plantada aos pés dos Pirenus, a cordilheira mais expressiva do Estado.  

  

 

  

LOCALIZAÇÃO

ACESSOS E DISTÂNCIAS RODOVIÁRIAS

 

Goiânia

120  km

brasília

150  km

são Paulo

1.131  km

anápolis

89  km

corumbá de goiás

25  km

O acesso se dá pelas rodovias:

BR-070   BR-414   BR-153   GO-431   GO-338   GO-225

Por Brasília: BR-070 / BR-414 / BR-225 Por Goiânia: BR-060 / Anápolis Por Anápolis: BR-414 / GO-338 ou BR-153 / GO-431 Por Goiás: BR-070 / BR-153 / GO-431 Por Catalão: GO-330 / Anápolis.

Localiza-se a uma latitude 15º51'09" sul e a uma longitude 48º57'33" oeste

 

VEJA O MAPA URBANO DO MUNICÍPIO

 

Acesse também nosso Guia de Estradas

 

  

UTILIDADE PÚBLICA

informações úteis para você

 

 

 

  

  

  

  

  

O CONHEÇA A NOVA VERSÃO DO MaCamp

  

Entre

 

    

  

RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

 

  

  

  

  

M.HOME TURISCAR A VENDA!!!
  

 

MODELO RARO!
  

Saiba mais...

  

NOVO FÓRUM

DO CAMPISMO. CONHEÇA...

  

FOMENTE O CAMPISMO

AJUDE O MACAMP NESTE PROJETO...

Saiba mais...

 

  


 

 

 

  

2000 - 2014 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
Comentários e Sugestões - Publicidade - Inclua seu camping no guia

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.