ESCOLHA A SUA SEÇÃO       

 

FAÇA SUA BUSCA NO MACAMP...

 

 

Escolha seu destino

Newsletters

*   Contato

  

 


 

 

APOIO:

  

 

  

 

Motor Homes

 

Casa sobre rodas. Seria um ótimo termo para definir um motor home. Atualmente, a prática é bastante procurada no Brasil, devido ao declínio de padrão e presença de estabelecimentos campistas.

Motor Homes nada mais são do que trailers montados sobre o chassi de um ônibus ou caminhão. Os do tipo “fundo de quintal”, são os que aproveitam o chassi e a carroceria de ônibus usados, fechando aberturas como as janelas e portas e abrindo novas. Os Motor-Homes fabricados em linha são mais bem projetados, aproveitados (espaços), e apenas usam o chassi, montando toda a infra-estrutura sem causar danos ou modificações do mesmo.

Dependendo da fábrica, pode ser utilizado um chassi usado, barateando mais o custo final do produto. (foto ao lado: Fernando Nesello)

Independente do tamanho e luxo, um Motor-Home no mínimo deve possuir: Banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa para 4 pessoas que também se converte em cama de casal. Ele é sempre auto-suficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Possui também caixa de água servida das pias e Box que pode ser despejada diretamente ou com mangueira. Ele possui duas baterias uma para o carro e outra para o trailer, ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que ligado à uma tomada externa alimenta todos os dispositivos do motor home e carrega as baterias. O sanitário pode ser de dois tipos: o ÁQUA-MAGIC, que é semelhante ao tradicional de casa, tem uma descarga própria alimentada bela mesma bomba antes mencionada e seus dejetos depositados na caixa de detritos, previamente tratada com uma solução (aqua ken). Esta caixa de detritos pode ser aberta da cabine do veículo nos lugares apropriados para o descarte final dos dejetos ou pode ser acoplada uma mangueira ligada também a um sistema de esgoto sanitário. O Motor Home possui também água quente a gás. O aquecedor pode ser do tipo boiler ou “de passagem” automático ou de chama piloto. O gás alimenta também o fogão e a geladeira, que no caso de trailers e motor homes possuem refrigeradores que funcionam com duas fontes de energia: eletricidade (110Vac/220Vac/12Vdc) e a gás.

 

       É claro que dependendo do modelo e do preço, o luxo vai aumentando. Pode-se ter televisões, vídeos, microondas, lava-louça, lava-roupa, secadora, ar condicionado, som etc...

 

EXEMPLO: este é um exemplo de motor home bastante luxuoso.

Sua estética é moderna e muito bem projetada. Possui dois eixos, um de rodagem dupla e uma simples, motor de ônibus que pode ser ou não turbinado, vidros levemente escurecidos para a privacidade interna, apesar de possuir cortinas do gosto do proprietário.

O Motor-home também possui tulhas (bagageiros) espaçosas que comportam as tranqueiras, Botijão de gás, baterias, lava-roupa, secadora e gerador.

Esta é a vista interna deste motor home. Os modelos mais novos possuem estrutura de alumínio ou aço galvanizado e móveis de madeira ou com acabamentos em fórmica. No teto, há mais de uma clara-bóia e neste modelo uma canaleta integrando a iluminação interna ao ar-condicionado central.

 

Ao entrar pela porta, além da escada do veículo, subimos com a ajuda de um degrau retrátil em alguns poucos casos, este é acionado automaticamente toda vez que o freio de estacionamento é puxado.

 Ao fundo, temos o quarto do casal. Há uma cama de casal fixa, possui armários, guarda-roupa e pode ser equipado com som, televisão, vídeo e ar condicionado. No caso deste há até uma penteadeira, e criado mudo dos dois lados da cama.

 A cozinha dotada de fogão, pia, geladeira e armários de vários tipos. Neste modelo também tem coifa, lava-louças, microondas, duas cubas, geladeira com freezer e uma despensa corrediça que multiplica o seu espaço útil.

Todos os motor-homes possuem pelo menos uma mesa de jantar que vira cama de casal, como é o caso deste também. Os motor homes pequenos que não têm quarto separado utilizam esta cama, assim ganham dois cômodos em um pequeno espaço. A mesa possui um pé e é encaixada na parede em um trilho. A mesma mesa pode ser afixada no lado de fora do veículo para refeições ao ar livre. Para montar a cama, abaixa-se a mesa e colocam-se os encostos ao meio. A cama já está montada.

 

   

 

Os motor-homes comuns param por aí, mas há modelos que vão mais longe. Eles podem ter salas de estar retráteis, ou seja, que correm em trilhos para aumentar o espaço interno, antenas parabólicas, chegando a possuir até banheira com hidromassagem e sauna.

 

 

Um modelo luxuoso desses não sai barato, ao contrário, sai muito caro. Porém existem inúmeros modelos e tamanhos mais acessíveis. Cabe a você escolher o seu tamanho, luxo e associar às alegrias que você e sua família terão. Conheça os tipos de motor homes antigos e novos no mercado, escolha o seu e boa viagem...

 

Artigo escrito por Marcos Pivari

 

  

 

FAÇA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES OU AVALIAÇÕES:

 

.

.

.

 

  

  

  

  

  

O CONHEÇA A NOVA VERSÃO DO MaCamp

  

Entre

 

    

  

RECEBA NOTÍCIAS DO CAMPISMO:

 

  

  

  

  

M.HOME TURISCAR A VENDA!!!
  

 

MODELO RARO!
  

Saiba mais...

  

NOVO FÓRUM

DO CAMPISMO. CONHEÇA...

  

FOMENTE O CAMPISMO

AJUDE O MACAMP NESTE PROJETO...

Saiba mais...

 

  


 

  

2000 - 2014 MaCamp.   Todos os direitos reservados.
Comentários e Sugestões - Publicidade - Inclua seu camping no guia

  


O MACAMP É UM SITE FEITO POR PAIXÃO AO CAMPISMO. UM PROJETO QUE NÃO VISA LUCROS, RESTRINGINDO SEUS PEQUENOS PROVENTOS À MANUTENÇÃO DO MESMO NA INTERNET. QUALQUER DESACORDO COM ALGUM MATERIAL, FOTO OU DIREITO, ENTRE EM CONTATO VIA FORMULÁRIO, ONDE TOMAREMOS AS PROVIDÊNCIAS DE RETIRADA OU RATIFICAÇÃO.