REATIVAÇÃO DO CAMPING DE BRASÍLIA
Publicidade:
 

O Grupo GAVIÕES DO PLANALTO, composto por campistas do Distrito federal, está travando uma luta louvável pelo campismo do Brasil. Trata-se da reativação do CAMPING DE BRASÍLIA, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que era parte integrante do Plano Piloto da Capital Federal.

Desde sua construção em 1980, já foi o maior camping do Brasil com uma área de 1,77 milhão de metros quadrados. Teve sua gestão nas mãos do CCB e possuía banheiros, lavanderia e galpão, além das barracas e trailers que ficaram somente na lembrança do ápice do campismo do Brasil. Hoje encontra-se abandonado e será desapropriado para a implantação de um novo bairro.

O projeto imobiliário chamado “Setor Noroeste”. Consta que já foi liberado pelo IBAMA. As 20 quadras do Bairro poderão abrigar até 40.000 pessoas. Como a área possui 10% de seu espaço dentro de uma área de proteção ambiental (APA), teve que passar por diversos processos de órgãos ambientais e o projeto deverá seguir algumas exigências, dentre elas, a inserção de um parque, cuja parte de sua área pegaria o antigo camping.

Publicidade:

A idéia dos campistas é de transferir o camping para uma nova área, adotando padrões modernos e ecologicamente corretos.

Em novembro de 2008, campistas do grupo Gaviões do Planalto realizaram uma carreata de manifestação pelo campismo do Brasil e pela área pública de camping a ser reaberta. O filme abaixo traz algumas imagens.

Está marcada para o dia 17/03/2009, das 9h às 17:30h uma REUNIÃO promovida pelo MINISTÉRIO DO TURISMO com proprietários de acampamentos turísticos (campings), coordenadores das Associações de Veículos de Recreação, técnicos dos Ministérios do Turismo e Meio Ambiente e ANVISA – Vigilância Sanitária. Tudo tem a total a assistência de LUIZ EDGAR TOSTES, diretor da ABRACAMPING e que nunca deixou de trabalhar pelo campismo do país.

Em 2008 foi promulgada a Lei Geral de Turismo, que instituiu o Cadastur, registro obrigatório no Ministério do Turismo dos meios de hospedagem, onde se incluem os “ACAMPAMENTOS TURÍSTICOS”, e das demais categorias de atividades e prestadores de serviço na área de turismo. Para cumprimento desse dispositivo legal é necessária a criação de uma “MATRIZ DE INSTALAÇÕES E SERVIÇOS” para os Acampamentos Turísticos. O objetivo do Ministério do Turismo é elaborar essa matriz em conjunto com os proprietários dos campings e representantes das associações de veículos de recreação, nessa reunião.

Para melhor rendimento dos trabalhos, a ABRACAMPING sugere que os participantes cheguem na véspera, terça-feira dia 16, para se realizar uma reunião preliminar entre os representantes dos campings e das associações de veículos de recreação à partir de 14.00h. Pede-se que todos os envolvidos com o campismo do Brasil não deixem de comparecer, pois a construção dessa matriz será de suma importância para a regularização dos campings e incentivo ao campismo. Alguns grupos de campismo já estão se reunindo e propondo saídas combinadas, com pernoite no seguinte Local: Albergue da Juventude no centro de Brasília-próximo ao Palácio do Governo do DF, DETRAN e Vila Militar. O local é todo gramado, tem banheiros masculinos e femininos, internet, e café da manhã, luz 220 volts e água potável da melhor qualidade. Custo da diária: R$12,00 por pessoa. Não cobra equipamento. favor confirmar informações e confirmarem presença com Luiz Tostes, Tel. (61) 8165-0031 email: abracamping@gmail.com.

Matéria MaCamp
10/02/2009  por Marcos Pivari


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!